Para chegar a Ilhabela, vá para São Sebastião e, dentro da cidade, siga as placas que indicam o caminho para pegar a balsa para a ilha. Às vezes a fila é longa, mas vale a pena. Veja os horários e valores para a travessia de balsa aqui.
Chegando a Ilhabela
Talvez nem tão famosa quanto a praia da Feiticeira, Jabaquara é uma das que valem a visita. A começar pelo visual, que já impressiona mesmo antes de chegar. Basta parar na última curva da estrada que leva ao local e desfrutar a vista panorâmica. Trata-se de uma das orlas mais bonitas de Ilhabela. Bem preservada, a praia está no extremo norte da ilha, a 17 quilômetros.
Tem cerca de 500 metros de extensão, numa larga faixa de areia branca cortada por dois riachos, um em cada extremidade. O rio que deságua no lado direito forma uma lagoa de água doce. Dois quiosques atendem aos banhistas com bebidas e alguns pratos a base de peixe. Como não há muita opção de quiosques, considere levar um lanchinho extra.
![]() |
Jabaquara está no norte da ilha |
O acesso, porém, não é tão simples para quem vai de carro. A recomendação é escolher o passeio oferecido pelos receptivos da região, que pode ser feito de jipe, escuna ou lancha. Caso a preferência ainda seja o automóvel particular, escolha os dias ensolarados, em que a estrada de terra está seca. Ao final do percurso há dois estacionamentos cuja diária custa cerca de R$ 10.
Leve repelente e passe no corpo todo antes de descer pois as muriçocas pegam mesmo!